top of page

O Minecraft pode estar em apuros, mas podemos ajudar.

  • Writer: Felipe Almeida
    Felipe Almeida
  • Jul 26, 2022
  • 6 min read

Updated: Jul 28, 2022




Faz muito tempo que eu não falo sobre Minecraft aqui - dentro do simples fato de que faz tempo que eu não posto nada hehehe. No entanto, não tem como ignorar uma das grandes mudanças que vêm sendo sugeridas com o lançamento da versão 1.19.1: o banimento de jogadores pela própria Mojang. Isso me chamou a atenção, porque soa tão absurdo como se o Discord decidisse monitorar todas as chamadas de voz e banisse qualquer pessoa que fizesse algum discurso de ódio - nenhum gamer estaria a salvo, literalmente.

Porém, eu não pude deixar de perceber também um certo desinteresse entre os meus amigos mais próximos perante ao jogo. Hoje em dia, o principal motivo que eu jogo é para experimentar mods absurdos, como o mod Parasites - um mod no mínimo impossível, mas que dá uma sensação de adrenalina e terror como eu nunca senti antes.

Eu sinto que Minecraft está em apuros. Os motivos são diversos, mas podemos considerar que “o prego no caixão” foi justamente o update dos banimentos. Porém acho que, mesmo que fosse revogado, teríamos um grande caminho pela frente a fim de tornar o jogo o que era antes.


Updates


Já aproveitando a deixa dos banimentos, queria conversar um pouco sobre os últimos updates que vieram sido entregues pela Mojang. Não me leve a mal, as idéias são fenomenais: Desde retrabalhar a distribuição das camadas inferiores de cavernas, até mesmo mobs que são mais como “entidades onipotentes”, que você deve fugir, e não enfrentar. No entanto, senti que algumas coisas foram se perdendo nessas atualizações.

Primeiramente, o jogo nunca foi tão pesado. Antigamente meu computador rodava o jogo de maneira impecável. Mesmo com hardwares mais datados, eu tinha uma performance constante e super agradável. O espaço ocupado no HD era decente, e a combinação desses fatores transformavam o Minecraft em um jogo muito mais acessível. Porém, desde meados da 1.10, a maneira que o jogo está otimizado veio piorando. A diversidade de mobs e a quantidade de parâmetros e cálculos necessários para carregar o mundo parecem ter deixado o jogo muito pesado, principalmente para um game que tem texturas de 16 pixels por 16 pixels.

Somando com isso, tem a situação dos banimentos da Mojang. A partir da versão 1.19.1, as mensagens de chat agora serão criptografadas, conteúdos que não são seguros terão a tag de “[Not Secure]” quando enviados para o servidor, e a Mojang vai ter maior controle sobre o que é dito e como as punições serão distribuídas nas contas. É bizarro imaginar uma situação dessas, porque é como se toda e qualquer autonomia dos servidores fosse só excluída. Não é a primeira vez que isso acontece, no entanto - por volta de 2016, houve a polêmica do novo “EULA” do jogo, que garantiu que os servidores não pudessem dar uma vantagem para jogadores que pagassem por um rank premium, tirando o status de “pay to win”. Por mais que tivessem suas controvérsias, a Mojang tomou uma decisão madura, e que contribuiu para a comunidade. A criptografia, no entanto, me deu um pouco de receio.


Combate


Aproveitando a deixa dos updates e polêmicas, aqui vem mais uma que é predileta para todos jogadores de PvP. A mudança que literalmente alugou um triplex na cabeça de todo player a partir de 2017: O update de combate.

Muitos já sabem minha opinião no sistema de combate, mas nunca vai mal reforçar o meu ponto. A partir da 1.9, o sistema de combate mudou completamente, adotando um sistema de “cooldown” para aplicar o dano máximo, em troca do acréscimo de dano em área e um escudo. Muitas pessoas comentaram no meu vídeo, expondo que o novo combate não deixa de ser válido, e no aspecto de Player contra Player, eu posso concordar. A experiência se tornou mais estratégica, não adianta só clicar "feito um emocionado". Por outro lado, algo que me chamou a atenção recentemente foi a experiência em single player.

Eu senti que a mudança do combate para o atual foi feito para balancear com os jogadores de consoles - porque afinal, não tem como você fazer 15 clicks por segundo em um controle de Xbox -, mas também para dificultar um pouco a vida de jogadores experientes contra mobs. Antigamente, era muito fácil “combar” um zumbi até o esquecimento, e nunca sequer ter problemas com ele novamente. Hoje em dia, no entanto, a experiência é extremamente punitiva: Caso você erre seu primeiro golpe, você não consegue empurrar o mob para longe, tampouco aplica dano no mesmo. Para jogadores experientes, foi uma mudança de ritmo para a jogatina. Para jogadores novos, por outro lado… Muitos amigos meus que não tinham tanta afinidade com combate - strafing, administração de knockback, dentre outros - sofrem muito com a nova dinâmica de combate. Não são raros os casos que eu estou em uma raide com meus amigos, e eu sou o único que consegue sobreviver na terceira onda de ataques. Tudo isso contribui para uma experiência muito frustrante - especialmente com mobs mais difíceis, como os parasitas do mod que mencionei lá em cima. A experiência é caótica.

O novo combate é algo que dificultou a vida de novos jogadores, que só querem uma experiência casual e tranquila de um jogo de sobrevivência. Mas, no outro lado do espectro…


Combate antigo (1.8)

Sim, vocês viveram tempo suficiente para ver o Delbs falar mal da mecânica antiga de Minecraft PvP. Já vou adiantando: essa parte é mais técnica, então caso queiram pular mais para frente, sintam-se à vontade.

Ah sim, o “bom e velho” combate da 1.8. Eu nunca fiquei com a adrenalina tão alta jogando algo de combate corpo a corpo em primeira pessoa. A maneira que os combos funcionam, as técnicas, as decisões feitas no calor do momento… Me lembrar simplesmente traz boas lembranças. No entanto, quanto mais avançamos, mais descobrimos como as mecânicas dessa época também são muito quebradas.

Depois de muito consumir vídeos sobre mecânicas, eu cheguei em algumas conclusões que me deixam no mínimo frustrado. Por exemplo, lembram quando comentei que “clicks por segundo não importam”? Então… Se eu te dissesse que eu estava errado?

Aparentemente, foi descoberto que quanto mais se clica por segundo no botão esquerdo, menos knockback (kb) se recebe. Por exemplo, alguém que clica 7 vezes por segundo - uma quantidade que é mais do que suficiente para a velocidade de “hits” no Minecraft 1.8 - recebe uma quantidade X de knockback quando está lutando com alguém. Por algum motivo completamente estranho, alguém que faz 25 clicks por segundo (graças aos tape clicks nojentos que já vi online) recebe uma quantidade de 0,85X de knockback. Para algumas pessoas, pode parecer insignificante, mas quando consideramos que menos knockback pode te ajudar a combar seu oponente, a pessoa pode literalmente aplicar um W-Tap simples e andar em linha reta em direção do oponente, e isso seria um combo viável e pode até ser mais eficiente do que fazer strafing.

Em um combate onde clicar mais rápido garante uma vitória, eu posso seguramente chamar sua mecânica de quebrada também. Independente se a pessoa consegue acompanhar o movimento do oponente, só é necessário um mouse com “debounce” de 0 milissegundos, uma fita isolante no botão esquerdo e dedicação para acabar com jogadores experientes, especialmente nos mini games mais famosos de hoje em dia: Sky Wars e Bed Wars. Que atire a primeira pedra a pessoa que nunca foi estranhamente empurrada para fora da plataforma por um tryhard qualquer, e depois ainda recebeu um “L” no chat. Falando nisso…


Comunidade

A comunidade do PvP aprenderia uma coisa ou outra se aprendesse a ser menos tóxica. Sei lá, talvez tocar um pouco de grama do jardim, conversar com pessoas de verdade, e talvez aprenderiam que quando se é rude com alguém na vida real, ou se fica sozinho, ou se leva um socão na cara. Esse tipo de atitude só contribui para afastar pessoas do jogo, e nunca para dentro. Não sei quanto a vocês, mas se a minha primeira experiência em um jogo fosse ser xingado de noob sem nem sequer tentar, eu desinstalaria o jogo no ato.

Eu compreendo que a comunidade de Minecraft é diversificada, mas que tem um enfoque na galera mais nova. Só que eu tenho um pedaço bacana de conhecimento, vindo de um marmanjo de 24 anos como eu: ser negativo com alguém nunca vai fazer essa pessoa mudar, muito menos vai trazer uma reação positiva.

A comunidade de um jogo é basicamente o alicerce principal deste game. Sem comunidade, as pessoas não se sentem pertencentes a algo maior, perdendo a vontade de retornar para o jogo de maneira cotidiana, e não chamam mais pessoas para participar do grupo. A comunidade de Minecraft é tão diversa e importante, mas ao mesmo tempo parece ser completamente ignorada pela Mojang. Por exemplo, a comunidade de mods de Minecraft acrescenta tanta coisa legal, mas os esforços da Mojang vêm sendo de supressão dessas modificações, reforçando o uso da versão Bedrock no computador, que basicamente tira todo o potencial de mods.

É muito importante que nós como comunidade expressemos o nosso descontentamento com a situação atual. Afinal, se a gente que joga Team Fortress 2 conseguimos chamar a atenção da Valve para fazer alguma coisa - um fato surpreendente, visto o histórico da desenvolvedora em ignorar e abandonar jogos -, tenho certeza que com a pressão correta, é possível chamarmos atenção e reivindicamos o que queremos para a franquia que tanto amamos.



Muito longo, não quis ler:


Fontes:


Update 1.19.1: https://www.minecraft.net/en-us/article/minecraft-1-19-1-pre-release-3


Comentarios


Deixa ai um recadinho, eu amo ouvir de vocês! :)

Obrigado pela atenção!

© 2022 por Delbs: Um site da rede de conteúdos com batante carinho :)

bottom of page